segunda-feira, 20 de junho de 2011

"A Mecânica das Potências" Alfredo Attié, em 27.05.2011


A Mecânica das Potências
Do correspondente
internacional.

Após o Impostômetro e o Sonegômetro, agora, a festejada Cãmara dos Lordes acaba de aprovar, em segundo turno, a criação, no centro do Largo das Três Potências, do Embolsômetro.
O ato entra como disposição transitória na Constituição – não escrita, tradição dos Países do Common Sense, repetindo anterior, que mandava fazer uma estátua para Herói nacional.
O mecanismo ocupará a praça, assim retirando o espaço livre, antes utilizado para manifestações públicas.
O público, como se sabe, hoje em dia, tornou-se supérfluo, sendo devidamente
segmentado, classificado por letras, com direito a hierarquia de consumo e
ascensão. Por outro lado, seus representantes já ocupam o poder e os poderes
prescindem absolutamente de sua participação, a não ser, por obrigação constitucional, de quanto em quanto tempo, em atos céleres e de apuração mais célere ainda, denominados, por louvor à tradição, de eleições.
Não será apenas um, mas três Embolsômetros, respeitando assim a autonomia constitucional.
Será erguida uma altíssima torre, com três grandes partes - como três bicos ou três triângulos - cada uma voltada para uma lado, de forma harmônica e independente.
Os mecanismos, porém, que funcionarão segundo o famoso sistema norte-americano de freios e contrapesos, muito embora aparentemente autônomos, estarão interligados no
subsolo, onde estará o controle central de equilíbrio das três máquinas.
Permitindo o controle conjunto e os consertos necessários, a sala será chamada
de câmara dos acertos.
Os três Embolsômetros trabalharão consecutivamente. Cada um terá sua unidade, afinal de contas, algumas das máquinas funcionam por prazos, outras por casos, outras por obras, assim por diante, Cada uma tem seus critérios. O equilíbrio e os números serão, pois, relativos e não absolutos.
Técnicos de cada uma das máquinas poderão fazer acertos sozinhos - intrapotenciamentais, mas,também, poderão fazer acertos conjuntos - interpotenciamentais.
O importante é que, ao sair, todos sejam humildes o suficiente para se surpreender e não se gabar dos resultados alcançados. Se algum dos acertos for descoberto, caberá à potência competente mandar investigar.
Para contemplar o principio federativo (afastando, assim, as críticas de falsa solidariedade), cada membro da Comum Riqueza pátria terá sua torre, em todo o entorno da praça. Para tão valorosos membros, não haverá um relógio propriamente, mas um sino ao alto de sua respectiva torre, que tocará sempre que seu embolsômetro alcançar determinado valor.
Divergências houve a propósito do nome, Embolsômetro tendo acabado por ser escolhido, pela abrangência e ausência de ambigüidade. Emeiômetro foi descartado, porque poderia significar apenas que o relógio ficaria no meio de algo, quiçá doa
próprio largo. Encuecômetro, igualmente, por ser demasiado específico, além de
inadaptado à dignidade do espaço e da função.
A inauguração ocorrerá logo após eleições, em ato interpartidário, cujo ápice será a apresentação de várias manifestações espontâneas da cultura unida – unidade da diversidade.
Torres e relógios e sinos serão oferecidos, por ato voluntário, pela iniciativa privada. Os patrocinadores, demonstrando verdadeiro espírito publico, desejam permanecer no anonimato.
O monumento estará à altura do País Trimegisto, três vezes grande, três vezes potência (daí o nome do Largo), Pátria do futuro sempre presente.
O Hino Nacional será tocado e as grandes figuras serão rememoradas, desde o inicio do Império.

4 comentários:

  1. Logo que recebi a notícia, enviada por nosso correpondente - que prefere permanecer mais do que anônimo - resolvi dividir com os amigos e amigas do Facebook

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Konai: E o mais chocante é que esse público segmentado, classificado por letras, não faz muito por mudanças........talvez porque o ensino que lhes é ministrado sequer permita saber o valor da letra que lhes é atribuída

    ResponderExcluir
  3. Antonio Grillo Neto: Formidavel esse artigo! Uma pena soh ter lido agora. E a corte continua, sem oposicao' no reino da tia.... (opssss, liberdade de expressao tambem tem limites! rsss). Abs!

    ResponderExcluir
  4. Há ainda os acertos extrapotenciamentais, que são dados pela vida "privada". A consultoria é a alma do negócio...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: