segunda-feira, 20 de junho de 2011

Consultoria sem Sentimentos: uma breve teoria

Há três modos da consultoria: situacional, opositiva e privativa-pontual.
Ou seja, há três tipos de consultoria: a consultoria da situação, a consultoria da oposição e a consultoria privada. É a minha conclusão humilde de observador leigo e destituído do dom da consuloria.
A consultoria da situação é mais rica. Tem os melhores clientes, muitos ex-clientes da consultoria da oposição, que os perdeu quando deixou de fazer consultoria da situação.
A consultoria da oposição não é tão pobre, pois é movida por sua esperança e pela esperança de seus clientes de que volte a prestar consultoria de situação.
A consultoria de oposição não fala mal da consultoria da situação nem lhe faz concorrência. Teme que lhe tomem os clientes e que perca a possibilidade de recuperar os que já perdeu.
A consultoria privada divide-se entre a) dedicada, especializada e séria; e b) a outra, movida pela esperança de abandonar migalhas e poder participar da consultoria situacional ou oposicional.
Em geral, o/a concultor/a é aque/a que conhece... alguém...
O consultor não é marqueteiro. O marqueteiro não diz que conhece alguém, mas que fará todo mundo conhecer o marquetado...
O consultor também não é lobbysta. O consultor pode dizer que conhece o lobbysta que conhece quem o consultador acha importante ser conhecido.
Nem consultor, nem marqueteiro, nem lobbysta têm qualquer compromisso com o resultado. Apenas participam dos resultados...

Um comentário:

  1. Essa teoria da consulta é pura brincadeira e uma homenagem, ao criticar os maus, aos bons e sérios, que muitos há...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: