quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sobre crer ou não crer


Fui educado na religião católica, em um ambiente ecuménico, talvez mesmo liberal. Minha mãe, muito católica e religiosa. Meu pai cria em Deus e amealhava conhecimentos, ensinamentos de todas as religiões, inclusive orientais, ao mesmo tempo que desconfiava de todos eles e todas elas. Tive educação religiosa rigorosa, mas meu primeiro contato com Darwin e a teoria da evolução se deu quando ainda estava no terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, portanto, com 8, 9 anos de idade. Foi por meio de minha professora de religião, que era adepta do darwinismo. Li textos de viagens e autobiograficos de Darwin com aquela idade. Aos meus pais importava apenas que eu tivesse fe' em Deus. O que hoje chamam de criacionismo, como se cientifico fosse, sempre me pareceu um equivoco absoluto, um fanatismo, portanto cego e sem fundamento.


Com isso, aprendi a respeitar o sentimento religioso, a respeitar todas as religiões. Minha educação religiosa incluía a leitura dos textos considerados sagrados, de varias religiões, o que também foi ótimo, pois vejo ai' muita crença e muita critica de gente que nao leu e fala de ouvir dizer.
Fiquei impregnado com um sentimento de amor ao outro, de justiça. Hoje, nao desprezo a religiao, religião alguma. Nao sou religioso, mas preservo minha fe', muito embora com a observação agnóstica e, sobretudo, da ausência de intenção de conversão.
Significa que admito que nao ha' como sustentar a fe' em algum conhecimento. O agnóstico pode crer ou nao, mas sempre manterá uma postura cética, em relação 'a demonstração possível da crença ou descrença. Cética nao quer dizer que nao haja verdade, apenas que nao ha' meio possível de demonstrar a verdade, e' uma suspensão da tentação de dizer e impor a verdade.
A fe' advém dessa experiencia pessoal (e social) com a divindade. Darwin era agnostico ateu, mas sua mulher era extremanente religiosa.
A fe' decorre dessa experiencia. Ela nao sustenta a experiencia, pois sem a experiencia, a fe' seria vazia, apenas uma repetição de ensinamentos, o que nao e' fe'.
Bom, fica indicado o filme Creation, que passou muito brevemente por aqui, sem despertar atenção, muito embora o belíssimo roteiro, a fotografia e a musica de envolverem, fidelidade histórica o quanto possível e desejável no cinema, interpretações maravilhosas do casal Darwin.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: