domingo, 12 de maio de 2013

Discutir o que se decide

Faz parte da experiencia da democracia que sejam discutidas e criticadas as decisões do Estado, de qualquer de seus poderes. E' típico, pois, do chamado "jogo democrático" criticar decisões judiciais. "as vezes, tais criticas extrapolam a objetividade e acabam, bem ou mal, atingindo as pessoas. E' preciso prudência para avaliar o limite entre democracia bem exercida e exagero de espernear pela der...rota, parcial ou plena. Também depende da habilidade e da formação do julgador fazer compreensível a decisão a que chegou e convencer de sua correção. Da mesma forma, depende da habilidade e da formação de quem julga entender as criticas e usa-las para o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Quem julga tem o dever de compreender e entender a sociedade em que esta' inserido/a. Precisa entender os conflitos sociais que explicam e sao compostos pelos conflitos individuais que acha que esta' julgando. Sem tal compreensão, que exige esforço continuo de aprendizado e formação, acabara' engolido/a por fantasias e, agindo com ideias preconcebidas, poderá tornar-se um empecilho para a busca de soluções efetivas e justas, um entrave para o desenvolvimento social.
O Brasil vive um momento muito importante de afirmação dos movimentos sociais. Nao ha' razão para voltar atras no tempo e retomar as licoes torpes de uma classe política que entendia que toda questão social era caso de policia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: